quinta-feira, 19 de setembro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL DOM FERNANDO GOMES DOS SANTOS

CICLO III

AGRUPAMENTO G


CULTURA POPULAR

A literatura de cordel é um tipo de poesia popular, originalmente oral, e depois impressa em folhetos rústicos ou outra qualidade de papel, expostos para venda pendurados em cordas ou cordéis, o que deu origem ao nome que vem lá de Portugal, que tinha a tradição de pendurar folhetos em barbantes. No Nordeste do Brasil, herdamos o nome (embora o povo chame esta manifestação de folheto), mas a tradião do barbante não perpetuou. Ou seja, o folheto brasileiro poderia ou não estar exposto em barbantes. São escritos em forma rimada e alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, o mesmo estilo de gravura usado nas capas. As estrofes mais comuns são as de dez, oito ou seis versos. Os autores, ou cordelistas, recitam esses versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.




Patativa do Assaré:compositor, poeta e improvisador
Patativa do Assaré era o nome artístico (pseudônimo) de Antônio Gonçalves da Silva. Nasceu em 5 de março de 1909, na cidade de Assaré (estado do Ceará). Foi um dos mais importantes representantes da cultura popular nordestina.

Dedicou sua vida a produção de cultura popular (voltada para o povo marginalizado e oprimido do sertão nordestino). Com uma linguagem simples, porém poética, destacou-se como compositor, improvisador e poeta. Produziu também literatura de cordel, porém nunca se considerou um cordelista.

Sua vida na infância foi marcada por momentos difíceis. Nasceu numa família de agricultores pobres e perdeu a visão de um olho. O pai morreu quando tinha oito anos de idade. A partir deste momento começou a trabalhar na roça para ajudar no sustento da família.

Foi estudar numa escola local com doze anos de idade, porém ficou poucos meses nos bancos escolares. Nesta época, começou a escrever seus próprios versos e pequenos textos. Ganhou da mãe uma pequena viola aos dezesseis anos de idade. Muito feliz, passou a escrever e cantar repentes e se apresentar em pequenas festas da cidade.

PARA SABER MAIS SOBRE CORDEL ACESSE O LINK: WWW.SUAPESQUISA.COM
CRIE NO PROGRAMA DE DESENHO O TUCPIX UMA ILUSTRAÇÃO PARA O POEMA
Prefeitura sem prefeito

Nessa vida atroz e dura
Tudo pode acontecer
Muito breve há de se ver
Prefeito sem prefeitura;
Vejo que alguém me censura
E não fica satisfeito
Porém, eu ando sem jeito,
Sem esperança e sem fé,
Por ver no meu Assaré
Prefeitura sem prefeito.

Por não ter literatura,
Nunca pude discernir
Se poderá existir
Prefeito sem prefeitura.
Porém, mesmo sem leitura,
Sem nenhum curso ter feito,
Eu conheço do direito
E sem lição de ninguém
Descobri onde é que tem
Prefeitura sem prefeito.

O eterno poeta,Patativa do Assaré.

ESCREVA NO SEU CADERNO O QUE VOCÊ ENTENDEU DO POEMA PREFEITURA SEM PREFEITO(MOSTRE AO PROFESSOR)
ACESSE OS LINK ABAIXO CLIQUE EM OUTROS CORDELISTAS


COPIE NO SEU CADERNO UM DOS CORDÉIS DO VARAL COLOQUE O TÍTULO, NOME DO AUTOR E TENTE REPRODUZIR, OU RECRIAR A ILUSTRAÇÃO DA CAPA DO ARTISTA NO PROGRAMA TUCPIX E NO SEU CADERNO OU FOLHA.
ASSISTA O VÍDEO “ A ÁRVORE DO DINHEIRO” E “O CASAMENTO DE CURIÓ”

FAÇA UM BREVE RESUMO NO SEU CADERNO SOBRE O QUE ENTENDEU DA HISTÓRIA E FORME UM GRUPO COM OS COLEGAS PARA REPRESENTAREM DE FORMA TEATRAL, COM FALAS OU APENAS CENAS, UMA DAS HISTÓRIAS ASSISTIDAS...
REVISÃO  DE  PALAVRAS CHAVES QUE ESTUDAMOS NA LITERATURA DE CORDEL

COLE A IMAGEM DA PALAVRA CRUZADA ACIMA NO TUCPIX E SELECIONE COM O MOUSE AS PALAVRAS ENCONTRADAS.

COPIE E COLE NO WRITER O POEMA ABAIXO E DEPOIS COMPLETE-O COM AS RIMAS CORRETAS NO SEU FINAL:
Hoje eu vou falar da chuva
fenômeno da ___________
que anda cercando a gente
mas nem sempre é só beleza
tem vez que quando é demais
deixa dor,choro e_________.
Pode ser considerada
como a precipitação
de gotas de água limpa
e antes de cair no ______
se armazenam nas nuvens
e depois lavam esse mundão.

Mas está descontrolada
caindo a todo momento
deixando alguns sem______
sem teto, sem alimento
ao invés de causar alegria
tá causando o___________.
Autor: João Igor
Palavras para completar: chão,
sofrimento,tristeza, vida,natureza.





RESPONDA EM SEU CADERNO:

1 - QUAL O INSTRUMENTO MUSICAL DE CORDAS USADO PARA ACOMPANHAR OS CORDELISTAS EM SUAS DECLAMAÇÕES?
(PULE 2 LINHAS NO CADERNO)
 2 - QUAL A ORIGEM DO NOME CORDEL?
(PULE 2 LINHAS NO CADERNO)
3 - QUAIS OS TEMAS ABORDADOS NOS POEMAS DE CORDÉIS?(4 LINHAS)
4 - DE ONDE VEIO O CORDEL(AONDE E QUANDO SURGIU)?(2 LINHAS)
5 - QUAL O MATERIAL É USADO PARA FAZER AS ILUSTRAÇÕES DOS CORDÉIS?(3 LINHAS)
6 - O QUE VOCÊ MAIS GOSTOU SOBRE CORDEL? POR QUÊ?



AMPLIE AS IMAGENS DE COMO DESENHAR CORPO HUMANO  NO SEU CADERNO OU TENTE FAZER NO TUCPIX E CRIE DOIS PERSONAGENS UM MASCULINO E OUTRO FEMININO COM AS ROUPAS E ACESSÓRIOS DOS PERSONAGENS DE CORDEL, AO FINAL, MOSTRE AO PROFESSOR PARA ELE TE AVALIAR.



 (ATIVIDADE PRÁTICA)
CRIE UM POEMA COM ILUSTRAÇÃO BASEADO EM UMA ESTROFE ESTUDADA AQUI NO BLOG, SITES RELACIONADOS, OU ESTUDADOS EM SALA DE AULA SOBRE UM DOS TEMAS ABAIXO:
DROGAS, BULLYNG NA ESCOLA, SUTENTABILIDADE, AMIZADE, MEIO AMBIENTE

A POSTAGEM DOS TRABALHOS INDIVIDUAIS E DOS GRUPOS, EXPOSIÇÃO, FOTOS E VÍDEOS SERÃO POSTADOS, CASO NÃO HAJA INTERRUPÇÕES NO CRONOGRAMA DAS AULAS, ATÉ DIA 27/09/2013.
PROF. WENDELL


Nenhum comentário:

Postar um comentário